logo_ausm

Área Restrita

web_mail

LANÇADO O PRIMEIRO PLANO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA

entrega oficial plano de bacia por ana pelini ao presidente do comit santa maria - 1

 

Foi realizado na manhã do dia 29/04, no Centro Empresarial de Rosário do Sul, o evento de lançamento do Primeiro Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, uma realização do Governo do Estado, através do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul (DRH-SEMA), em parceria com a Fepam e o Comitê Santa Maria. Sua elaboração foi iniciada no ano de 2013, com o lançamento do Edital da licitação, a qual a empresa Profill Engenharia e Ambiente LTDA. foi vencedora para executar os estudos técnicos de subsídio à elaboração do Plano. Os trabalhos começaram em dezembro de 2013 e sua conclusão ocorreu em abril do ano corrente.

 

Estiveram presentes no evento mais de 50 pessoas, dentre elas, a Direção e membros do Comitê Santa Maria, autoridades da região, técnicos da Profill Engenharia e Ambiente LTDA e a Sra. Ana Pellini, Secretária Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul. Em sua fala o Presidente do Comitê, Sr. Roberto de Carvalho ressaltou que o Plano foi desenvolvido e concluído atingindo seus objetivos técnicos e de articulação com os atores ligados à questão da água na bacia. A Secretária Ana Pellini destacou em sua manifestação que a SEMA está à disposição do Comitê Santa Maria para que o Plano saia do papel e seja um instrumento de transformação regional, mencionou ainda a intenção do Estado em implantar a Agência de Bacia, um importante instrumento do Sistema de Recursos Hídricos. 

Além de marcar a conclusão dos trabalhos técnicos, o evento de lançamento apresentou o Encarte com a síntese das principais informações produzidas no Plano de Bacia. Uma publicação em linguagem não técnica e bastante ilustrativa, que oferece um conjunto de informações sobre a situação atual das águas na bacia, as proposições para o futuro, as metas a serem alcançadas e atividades a serem desenvolvidas na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria. O Comitê Santa Maria realizará a distribuição dessa publicação nos municípios da bacia, aos que tiverem interesse em acessar esse material de divulgação Plano de Bacia, podem entrar em contato direto com a Secretaria Executiva do Comitê ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou 55 3231-3063).

 

O Plano de Bacia é uma grande conquista para a sociedade local, entretanto, é o início de um novo ciclo, que busca a gestão com os instrumentos legais, fundamentados tecnicamente e pactuados com os diversos atores estratégicos da bacia. Onde cada um poderá contribuir para a melhoria e a manutenção das águas e o desenvolvimento com seu uso racional e equilibrado.

 

FONTE: Comitê Santa Maria