logo_ausm

Área Restrita

web_mail

RIO SANTA MARIA ESTÁ COM CONDIÇÕES PRÓPRIAS PARA BANHO, APONTA FEPAM

 

rio-sm

O rio Santa Maria está com condições próprias para banho, conforme resultados das análises da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (FEPAM). Segundo os dados disponibilizados para acesso público, a primeira coleta foi realizada no final do mês de novembro. A partir daí, mais cinco coletas foram realizadas e todas deram parecer favorável a balneabilidade do rio Santa Maria, diferente do verão passado, quando o local foi apontado como impróprio para banho em uma bateria de coletas.

Entenda os critérios de análise

Para avaliar as condições de balneabilidade são utilizados os parâmetros E.coli ou coliformes termotolerantes (também chamados de coliformes fecais) e ainda, no caso de lagos e lagoas, é feita a avaliação da proliferação ou excesso de cianobactérias, que são organismos potencialmente produtores de toxinas que podem levar à intoxicações.

Esses critérios consideram duas categorias para águas doces, salobras e salinas: Próprias ou Impróprias para banho. São consideradas Próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas durante cinco semanas consecutivas, no mesmo local, houver no máximo mil coliformes termotolerantes ou 800 Escherichia coli (bactérias encontradas no trato intestinal de mamíferos) por cem mililitros.

São Impróprias quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas durante cinco semanas consecutivas, no mesmo local, os resultados das análises forem superiores a mil coliformes termotolerantes ou 800 Escherichia coli por cem mililitros, ou ainda, quando o valor obtido na última semana de amostragem for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2 mil Escherichia coli por cem mililitros.

No caso do rio Santa Maria, os resultados oscilaram entre 110 cialis prix e 500 Escherichia coli por 100 mililitros, dentro dos parâmetros considerados aceitáveis pela Fundação. O local é bastante procurado pela comunidade pedritense durante o verão, devido às altas temperaturas da época.

 

Fonte: PORTAL QWERTY